segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Sentido da Vida

Claro que não é em um post que vou esclarecer o grande mistério. Mas quero discorrer brevemente sobre algo que só não pensamos mais tempo para evitar nosso próprio desconforto. É fato que algumas questões estão há milênios no pensamento do ser humano, em algumas pessoas mais, em outras menos. Desde que possuímos a consciência da própria existência e a linguagem que propicia o nosso pensamento lógico, indagações naturais surgem: De onde viemos? Pra onde vamos? Por que tudo existe? O que garante que o universo é como meus sentidos apontam (vide Matrix)? Por que percebemos o espaço em 3 dimensões? etc...
Dizem alguns filósofos que arrumamos ocupações (como o trabalho) para preencher nosso tempo e evitarmos essas questões essenciais. Normalmente as pessoas perguntam que diferença faria pensar sobre essas questões e simplesmente as ignoram. A religião traz respostas prontas, que carecem de argumentos lógicos e exigem que acreditemos sem questionar, para poder entender. Mas ainda assim essas respostas nos acalmam.
A morte é algo que temos em comum, que nos apavora. Alguns dizem que não têm nenhum medo de morrer, mas nunca se matam. Outros acreditam que vão para o céu (um lugar muito melhor do que a terra), mas nem por isso deixam de usar o cinto de segurança! A vida é vista como uma experiência única, sem termos certeza disto, por isso queremos aproveitá-la, cada um a sua maneira. Alguns querem aproveitar a chance para se divertir, outros dizem que querem colaborar para um mundo mais feliz e quase todos querem deixar algum legado para que sua existência tenha feito diferença por aqui.
Finalmente, não tenho nada conclusivo a dizer. Só escolhi pensar sobre as questões, o que inclui ler os autores que pensaram sobre isso. Sei que essa busca pela verdade será interminável e dificilmente me trará respostas tão confortáveis quanto a religião traria, mas escolhi buscar minhas próprias opiniões sobre essas questões primárias.

Pensamento da hora:
"Qualquer objetivo na sua vida, foi você que impôs a si próprio."

Abs do Vaps

Nenhum comentário: