terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Enquete Encerrada (6)

Considerando votos válidos, pela primeira vez uma enquete termina empatada:

Você acha que P=NP?
2 Sim
2 Não
7 Não sabem ou não quiseram opinar

Claro que a maioria dos leitores não é familiarizada com lógica ou ciências da computação, e, mesmo para os familiarizados, não é um palpite fácil de se justificar. Eu votei em "Não" por acreditar que se "P=NP", já teriam encontrado um algoritmo polinomial para algum problema NP completo. Isso só se explica pelo meu otimismo quanto à capacidade racional do ser humano.

Para concluir, uma citação que ilustra a hipótese "P=NP" de maneira exagerada, mas acessível:

"If P=NP, then the world would be a profoundly different place than we usually assume it to be. There would be no special value in “creative leaps,” no fundamental gap between solving a problem and recognizing the solution once it’s found. Everyone who could appreciate a symphony would be Mozart; everyone who could follow a step-by-step argument would be Gauss..."
-Scott Aaronson, MIT

Pensamento da hora:
"Não sou um Mozart, mas poderia ser um Gauss."

Abs do Vaps

Um comentário:

Marcelo Gomes Mattar disse...

Acho que eu estou mais pra Mozart, hehehe.

E sobre sua pergunta no meu blog, sugiro que leia o post sobre o mesmo assunto no blog do Paleo, que talvez te faça sentir melhor, hehehe. "Beauty is interestingness"!