quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Deus e o Bóson de Higgs

O Bóson de Higgs, segundo a wikipedia, "é uma partícula elementar escalar maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula". Em palavras mais acessíveis, os físicos usam hoje um modelo padrão para explicar o nosso mundo, que prevê a existência dessa partícula - mas ela nunca foi observada em laboratório.
E o que deus tem a ver com isso? Tudo a ver, pois o Bóson de Higgs também é chamado de partícula de deus. Ele leva esse apelido basicamente por um simples motivo: a comprovação de sua existência, validaria o modelo padrão, que traz grande explicação sobre como matéria e energia funcionam no nosso universo. Claro que não traria todas as repostas, como deus faria, mas seria um grande avanço científico.
A grande diferença entre a existência dessa partícula e a existência de deus, é que a primeira certamente é uma hipótese científica. Dawkins acredita que a existência de deus também o seja, mas discordo. Assim como deus, esse bóson foi "inventado" pelos homens para dar uma explicação ao mundo que experimentamos. Assim como essa partícula, deus é a resposta virtual a perguntas ainda não respondidas! O cerne da distinção está na possibilidade de verificação, através de um experimento, que a hipótese científica permite. Com o total funcionamento do LHC, o grande acelerador de partículas recém inaugurado, a comunidade científica do mundo aguarda ansiosa pela observação do Bóson de Higgs. E os físicos realmente apostam suas fichas nele!
Não consigo conceber um experimento que verificasse a existência de deus (coisa pro Vapstradamus!), mas, se verificada, explicaria muito mais do que uma partícula.
Por alguma coincidência "estranha", entre as pessoas que apostam alto no Bóson de Higgs, não há muitos apostadores em deus. Talvez devido a sua não possibilidade de verificação, a existência de deus seja mais uma muleta do que uma teoria científica, mas graças a "deus", temos grandes homens, sobre ombros de gigantes, buscando a verdade palpável.

Pensamento da hora:
"Se o Bóson de Higgs não existisse, seria preciso inventá-lo."

Abs do Vaps

4 comentários:

Anônimo disse...

Gosto da Quântica mais pela idéia de quanta do que pela idéia de aleatoriedade.

Imagino que o tempo é finito (existência de um cronon), que o espaço é finito, que as interações de forças fundamentais são regras de um jogo dentro de uma grade (in)finita etc..

Acho que a distância desta minha idéia provavelmente nunca experimentável para a hipótese de Deus é grande, pelo simples motivo de que minha estrutura fundamental formal de universo não tem sentimentos, vontades e vícios típicos de uma deidade.

Anônimo disse...

Por finito, eu me expressei mal; quis dizer quantizável.

pedra alienigena disse...

O boson de higgs teoricamnete ha-de aparecer carregar o burro e desaparecer.Donde vem e para onde vai????Pertence a outras categorias de energias para alem do universo???...a ciencia ha-de la chegar ...viva a ciencia ...abaixo deus....

Carvalhal disse...

Tenho uma teoria contrária a teoria do big bang, que parece resolver muitos mistérios do cosmos. Veja o blog: www.olhandoouniverso.blogspot.com