domingo, 25 de janeiro de 2009

SPFW

Sim, eu fui ao São Paulo Fashion Week. Não vem ao caso explicar as circunstâncias que me fizeram parar lá na última sexta-feira (e a censura do blog não me permitiria), mas confesso que até quinta nem sabia que o evento estava acontecendo.
Quem me conhece pessoalmente sabe como sou desligado da moda, e talvez da estética como um todo. Vivo de chinelos de tamanhos diferentes, calção de jogar bola, calças furadas e camisetas de churrasco do tempo da faculdade - e de repente estava imerso em um culto à arte de se vestir. Não é necessário dizer que eu me sentia um peixe fora do sistema solar, ao transitar mulambo entre pessoas vestidas com roupas que eu só via na TV.
Passeando pelo local, pude conhecer um pouco do trabalho dos empregados da moda. Vi a correria das modelos sendo maquiadas e vestidas sem pudor (que fumavam um cigarro a cada intervalo), o perfeccionismo do produtor ao ensaiar o desfile, o exagero de elogios em qualquer conversa entre pessoas do ramo e a beleza indescritível das mulheres que servem de manequins nas passarelas. Não preciso dizer que me apaixonei platonicamente umas 53 vezes (uma das vezes por Fernanda Lima)!
Acompanhei o processo de algumas horas para fazer acontecer 7 minutos de desfile, que presenciei da segunda fileira. Após o desfile, ainda voltei aos bastidores e parabenizei as estilistas, conforme a etiqueta do segmento. Saindo do camarim, dei de frente com um exército de jornalistas, câmeras e fotógrafos aglomerados na porta, que provavelmente se decepcionaram quando eu apareci - já que esperavam por alguma modelo famosa.
Não tenho capacidade técnica para avaliar o desfile, mas posso dizer que estou bem de bermuda e chinelo sem marcas. Estar rodeado de pessoas arrumadas não me fez refletir sobre o meu modo de vestir; ao contrário, vi realmente que a moda é algo a que não dou muito valor. Saí do lugar com a sensação de que fora uma experiência única na minha vida, até porque não penso em voltar, e que valeu pelos brindes que recebi (2 pares de havaianas) e pela concentração de beleza feminina por metro quadrado.

Pensamento da hora:
"Não preciso de espelhos."

Abs do Vaps

Nenhum comentário: